Ferramentas Pessoais

O Fundo Europeu de Investimento (FEI)

O Fundo tem uma estrutura accionista tripartida, o BEI detém 61,2% do capital, a Comissão 30% e a participação das instituições financeiras e bancos europeus atinge 8,8%. O portfólio de Garantias do Fundo foi transferido para o BEI e o portfólio de capitais de risco do Banco ficou a cargo do FEI.

 

Actividade do FEI em Portugal

A actividade do FEI no nosso país tem sido desenvolvida na área de garantias a favor de PME e capital de risco, tal como se pode observar pelo quadro abaixo indicado:

 


bei3 

 Actividade do FEI em Portugal

  

No ano de 2010 foram concretizadas, através do fundo PVCI, as primeiras aplicações na Inter-Risco e num fundo do Explorer, ou seja, dois investimentos de capital de risco no montante total de € 30 milhões.

A política de investimento assentou essencialmente na tomada de posições de controlo em PME promissoras, de sectores maduros em fase de reorganização.

 

bei4

Acções do Documento