null Assembleia Extraordinária do Conselho de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento – eleição do novo presidente

Logótipo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

No dia 12 de setembro os Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) reuniram-se numa Assembleia Extraordinária, em formato virtual, com o objetivo de eleger um novo presidente para a instituição, na sequência do fim do mandato do atual presidente, Luís Alberto Moreno.

Os governadores decidiram eleger Maurício Claver-Carone para um mandato de 5 anos à frente da instituição. No seu discurso, enquanto presidente eleito, Maurício Claver-Carone (até à data, conselheiro do Presidente dos EUA para a América Latina) referiu que irá trabalhar afincadamente em prol do banco e dos seus países acionistas, e que procurará apoiar um crescimento sustentável e inclusivo, que crie emprego e atraia investimento para a região, em particular tendo em conta os enormes desafios que se colocam no pós-pandemia.

Os governadores aproveitaram para agradecer ao presidente cessante, Luís Alberto Moreno, todo o seu trabalho e empenho durante os 15 anos em que liderou o BID.

A operar nas regiões da América Latina e Caraíbas, o BID tem por missão alcançar o desenvolvimento de forma sustentável e ecológica. As áreas atuais de intervenção incluem três desafios de desenvolvimento – inclusão social e equidade, produtividade e inovação, e integração económica – e três temas transversais – igualdade de género, mudança climática e sustentabilidade ambiental, e capacidade institucional do Estado e Estado de direito.