null BEI apoia a modernização do setor de cuidados continuados e de apoio a idosos em Portugal

Pessoa idosa a receber uma injeção no braço.

Direitos de autor da imagem: ©Unsplash

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) uniram esforços para financiar um programa de investimento no valor de 400 milhões de euros, que visa modernizar infraestruturas de cuidados continuados e de apoio a idosos em Portugal.

O programa de investimento inclui cerca de 150 projetos e será implementado já pelo Banco Português de Fomento, que sucede à IFD. Os fundos serão canalizados para entidades do terceiro setor que prestam serviços à população idosa em Portugal, nomeadamente nos domínios da saúde, habitação e apoio social.

O banco da União Europeia concederá um empréstimo de 200 milhões de euros - fundos que serão disponibilizados a instituições financeiras em Portugal que os canalizarão para as entidades que promovam a construção, renovação e modernização das infraestruturas em questão. Os intermediários financeiros terão de igualar o montante do empréstimo do BEI, o que significa que estarão disponíveis até 400 milhões de euros para este programa de investimento.

Esta operação permitirá a entidades do terceiro setor, tais como as misericórdias e instituições particulares de solidariedade social (IPSS), desenvolver um programa de investimento essencial, em coordenação com intervenientes do setor e com a República Portuguesa.

O programa de investimento irá centrar-se em projetos de investimento de pequena e média dimensão, com um custo inferior a 50 milhões de euros cada. Os beneficiários finais, entidades que desenvolvem a sua atividade no setor social e já prestam serviços de cuidados continuados e de apoio a idosos, serão selecionados em consulta com as autoridades portuguesas e os principais intervenientes do setor, tendo em conta as necessidade e carências identificadas.

Esta é a terceira operação conjunta do BEI e da IFD, cujo mandato, que estava centrado na criação e gestão de produtos de capital de risco, crédito, e garantias para colmatar as insuficiências de mercado no financiamento de PME e Midcaps nacionais, deverá transitar para o Banco Português de Fomento. Para mais  informação sobre as atividades: http://www.ifd.pt/pt/banco-fomento-ressuscita/.

O Banco Europeu de Investimento, com sede em Luxemburgo, é o maior banco público internacional do mundo. Em 2019, o Grupo Banco Europeu de Investimento disponibilizou 72,2 mil milhões de euros de financiamentos que apoiaram 280 mil milhões de euros em novos investimentos em 1 095 projetos em toda a Europa e no mundo.