null “As Dinâmicas do Investimento” – Webinar no contexto da II Conferência Anual do Conselho para a Produtividade

Logótipo do Conselho para a produtividade (vermelho e azul). Na parte de baixo da imagem, Praça do Comércio (visualiza-se edifícios e a estatua de D. José).

Direitos de autor da imagem: Conselho para a produtividade

Realizou-se no passado dia 11 de dezembro o primeiro de quatro webinars no contexto da II Conferência Anual do Conselho para a Produtividade. Este webinar foi dedicado à apresentação do trabalho “As Dinâmicas do Investimento”, da autoria de José Salvado, que o realizou no âmbito de um estágio no GPEARI, tendo a discussão ficado a cargo do Professor João Amador, membro do Conselho Consultivo do Conselho para a Produtividade.

Na sua apresentação, o orador começou por fazer uma caracterização da evolução do investimento nos últimos anos, incluindo uma análise sectorial e uma análise shift-share, tendo o trabalho explorado ainda a divisão entre sectores transacionáveis e não-transacionáveis. Recorrendo a um modelo acelerador, procurou-se perceber as variáveis que permitem explicar a evolução do investimento.

Direitos de autor da imagem: José Salvado
Esforço do Investimento

De acordo com as conclusões, é necessária a inclusão de outros fatores para além do produto para explicar a dinâmica do investimento em Portugal, tais como a incerteza, o endividamento, as restrições de mercado e taxas de juro; o investimento apresenta uma evolução negativa na generalidade de sectores, com destaque para as infraestruturas; a análise shift-share define que o desinvestimento é explicado por dinâmicas intrassectoriais; e registou-se uma dinâmica negativa no sector não‑transacionável da economia.

Este evento faz parte de uma série de quatro webinars a realizar no âmbito da II Conferência Anual do Conselho para a Produtividade, com o intuito de apresentar o trabalho desenvolvido no seu segundo de atividade, assim como fomentar a discussão de temas relacionados com a produtividade.

Anexo:

Apresentação - Dinâmica do Investimento em Portugal