null Ministro de Estado e das Finanças preside ao primeiro Conselho ECOFIN da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia

Pode-se visualizar a sala do conselho com pessoas sentadas na mesa circular em madeira com computadores integrados a toda a volta, bem como pessoas sentadas em secretárias individuais na parte de trás. O chão da sala tem alcatifa aos quadrados em diversas cores (tons de vermelho, azul, verde, amarelo, roxo entre outras). A sala é também composta por televisores em cima a toda a volta e o seu teto é igual ao chão.

Direitos de autor da imagem: European Council Newsroom

O Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, presidiu hoje ao primeiro Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiros da atual Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, tendo apresentado aos seus homólogos as prioridades da Presidência nesta área.

O Conselho ECOFIN reúne os ministros da economia e das finanças de todos os estados-membros. Participam também nas reuniões os comissários europeus competentes, bem como o representante do Banco Central Europeu.

Dos assuntos em discussão destaca-se o debate sobre a implementação do Mecanismo de Recuperação e Resiliência. Este mecanismo é o elemento central do Plano de Recuperação da União Europeia e prevê a submissão, por parte dos estados-membros, de planos de recuperação e resiliência à Comissão Europeia.

Neste contexto, João Leão reforçou a necessidade de implementação rápida deste mecanismo e garantiu que a Presidência Portuguesa não irá poupar esforços para apoiar o processo de preparação e aprovação dos planos de recuperação e resiliência. Para o Ministro de Estado e das Finanças, estes planos são essenciais à recuperação económica da União Europeia e às transições ecológica e digital das economias.

Mais informações nos sites institucionais do XXII Governo da República Portuguesa e do Conselho da União Europeia.

Informação atualizada sobre a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia em @pt_financas, @2021PortugalEU e @EUCouncilPress, na rede social Twitter.