null Procurement das Nações Unidas desperta o interesse de cada vez mais empresas

Direitos de autor da imagem: AICEP

Teve lugar, no passado dia 24 de fevereiro, um webinar de introdução às oportunidades de procurement do sistema das Nações Unidas (NU). Esta iniciativa insere-se no âmbito das atividades regulares do Grupo de Trabalho das Multilaterais, tendo em vista fomentar a participação das empresas e consultoras nacionais neste mercado.

A apresentação foi assegurada por Inês Jácome, da aicep Portugal Global, e por Helga Moreira David, da delegação da AICEP em Copenhaga.

Durante o webinar, que teve a duração de aproximadamente uma hora, foi salientada a importância crescente do mercado de procurement do sistema das NU que, em 2019, atingiu os USD 20 mil milhões. No mesmo ano, o montante global dos contratos adjudicados a empresas e consultores individuais portugueses foi de USD 5,6 milhões.

As empresas foram guiadas pelo United Nations Global Marketplace, onde mediante registo gratuito, podem aceder às oportunidades das diferentes agências das Nações Unidas.

Foi ainda feito um balanço muito positivo da missão empresarial virtual à UN City em Copenhaga - UN International Procurement Seminar-, no qual a AICEP participou, a 28 e 29 de janeiro de 2021, com outras cinco agências europeias congéneres (Alemanha, Áustria, Espanha, Estónia e França). Este evento contou também com a participação de onze agências das NU (Organização Internacional para as Migrações, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Fundo das Nações Unidas para a População, entre outas) e 131 empresas, das quais 15 eram portuguesas.

Após a apresentação, foi ainda possível, aos cerca de 100 participantes do webinar, colocar em tempo real questões sobre o processo de procurement das Nações Unidas.