null Seminário " Global value chains, value added generation and structural change in EU core and periphery economies: an Input-Output approach”

Imagem de fábrica têxtil onde se podem visualizar vários rolos de tecidos.

Direitos de autor da imagem: Pexels

Realizou-se no passado dia 10 de março a 59.ª edição do ciclo de Seminários GPEARI/GEE, com Tiago Domingues (Timestamp, NOVA IMS), que apresentou o artigo “Global value chains, value added ganeration and structural change in EU core and periphery economies: an Input-Output approach”, escrito em coautoria com João Carlos Lopes e João Ferreira do Amaral.

Utilizando matrizes de input-output, o artigo analisa as alterações ocorridas nas cadeias de valor global (CVG) em 25 setores de bens transacionáveis, ocorridas entre 2000-2014, em Portugal e em sete outros países da UE, dando especial atenção aos efeitos da crise financeira global de 2007-2008.

Para cada setor económico, foram avaliadas as alterações ocorridas utilizando a combinação de dois efeitos: (i) “efeito de eficiência”, que mede a capacidade de gerar mais ou menos valor acrescentado doméstico e, (ii) “efeito de dependência externa”, que avalia a variação da importação de produtos intermédios. A análise conjunta destes dois efeitos permite identificar quais os setores que têm um maior potencial para aumentar o valor acrescentado doméstico e os que têm uma maior tendência para dependência externa.

Direitos de Autor da Imagem: Tiago Domingues João Carlos Lopes e João Ferreira do Amaral

O estudo permitiu concluir que, em Portugal, verificou-se uma deterioração do sistema produtivo entre 2000-2014, com um aumento da dependência externa na globalidade dos setores. No entanto, nos setores têxtil e de produtos farmacêuticos verificou-se uma evolução positiva com um aumento do efeito eficiência.

O orador salientou que uma maior dependência externa nem sempre é prejudicial, dando como exemplo os setores primário, de produtos químicos e eletrónica, que apesar da diminuição do valor acrescentado devido ao aumento de dependência externa, foram setores com impactos positivos devido ao aumento elevado das exportações.

Foram ainda apresentados resultados referentes à Alemanha e à República Checa, tendo-se concluído que os resultados obtidos nos vários países são bastante distintos.

Anexo

Apresentação