null Governadores discutem visão para o futuro da América Latina na Reunião Anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Pode ver-se uma mesa retangular com 4 oradores sentados. Do lado esquerdo, um dos oradores está a falar no púlpito e à frente encontra-se a assistência. Por detrás dos oradores estão bandeiras dos países que integram o BID e no flyer em cima pode ver-se o símbolo de uma flor (com várias cores) e a inscrição: BID Investe 2021 - Reunión Anual de las Asambleas de Gobernadores - Barranquila-Colombia.

Direitos de autor da imagem: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

A reunião anual de 2021 do BID teve lugar nos passados dias 20 e 21 de março, em Barranquilla, na Colômbia, tendo sido acompanhada pelos Governadores de forma virtual, devido à pandemia.

A reunião permitiu ao Presidente do BID, Mauricio Claver-Carone, apresentar a visão estratégica do Grupo para a América Latina e Caraíbas, de forma a potenciar a resposta à crise e promover uma recuperação resiliente, inclusiva e sustentável da região. De notar que, em 2020, o Banco, em conjunto com o BID Invest (instituição do Grupo para o setor privado) aprovou financiamentos de cerca de 21 mil milhões de dólares, acima dos 17,7 mil milhões de dólares registados em 2019, com o objetivo de apoiar os países beneficiários na resposta à crise gerada pela pandemia, incluindo financiamentos nas áreas da saúde, proteção social e apoio a empresas e ao emprego. Para os próximos cinco anos, o Grupo BID pretende focar esforços nas áreas prioritárias como a integração regional, o apoio às empresas, a promoção da igualdade de género, a digitalização e o combate às alterações climáticas.

Os Governadores aproveitaram ainda para discutir a situação atual e as perspetivas futuras na América Latina e Caraíbas, bem como as recomendações do relatório macroeconómico preparado pelo BID para abordar os desafios estruturais dos países da região. Também o apoio aos países no prosseguimento da implementação do Acordo de Paris, o alinhamento do BID com os objetivos deste Acordo e o estabelecimento de metas de financiamento verde foram discutidos pelos Governadores. O papel essencial que o BID desempenha no desenvolvimento dos países da América Latina e Caraíbas foi salientado por praticamente todos os participantes, incluindo pelo Presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez, que fez um dos discursos de abertura da Reunião enquanto Chefe de Estado do país organizador.

O BID foi criado com o objetivo de alcançar o desenvolvimento numa forma sustentável e ecológica, sendo a principal fonte de financiamento para o desenvolvimento da América Latina e Caraíbas.