null Governo português e BEI formam parceria para acelerar investimentos em hidrogénio verde em Portugal

Pode visualizar-se três homens na imagem, sendo que dois deles estão a trocar duas pastas pretas. Atrás, estão a bandeira portuguesa e a bandeira da união europeia.

Direitos de autor da imagem: Banco Europeu de Investimento

O Governo português e o Banco Europeu de Investimentos (BEI) assinaram, no passado dia 7 de abril, um memorando de entendimento para acelerar investimentos em hidrogénio verde no território nacional, à margem da conferência de alto nível "Hydrogen in Society - Bridging the Gaps", organizada pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Neste âmbito, o BEI assume disponibilidade para assegurar apoio financeiro a projetos elegíveis, assistência técnica e consultoria, de forma a promover investimentos neste setor em Portugal e melhorar a capacidade de financiamento dos projetos.

O BEI apoiará, assim, os objetivos ambientais estabelecidos no Plano Nacional de Energia e Clima 2030 e no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050, nos quais o hidrogénio verde assume um enorme potencial enquanto vetor energético e estratégico no posicionamento de Portugal como um importante player europeu no mercado de hidrogénio verde por via da produção a preços competitivos.

O memorando encontra-se alinhado com a Estratégia Europeia do Hidrogénio lançada pela Comissão Europeia em 2020, a qual tem o objetivo de estabelecer um ecossistema de hidrogénio, assumindo-se um importante papel deste setor para que se atinja a neutralidade carbónica na União Europeia até 2050.

O BEI, com sede em Luxemburgo, é o maior banco público internacional do mundo. Desenvolve atividade em cerca de 160 países, sendo o maior financiador multilateral para projetos relacionados com o clima. Até ao final de 2020, o Grupo BEI alinhou todas as suas atividades de financiamento pelos objetivos do Acordo de Paris. No ano transato, o Grupo BEI disponibilizou 76,8 mil milhões de euros de financiamentos que apoiaram 270 mil milhões de euros em novos investimentos em toda a Europa e no mundo.

Em Portugal, o Grupo BEI assinou 27 operações de financiamento em 2020 num total de 2,336 mil milhões de euros, tornando Portugal no quarto país na UE que mais beneficiou do apoio do grupo BEI, em termos de percentagem do Produto Interno Bruto.