null Banco Asiático de Desenvolvimento: recuperar da COVID-19 para cumprir a agenda de longo prazo do Banco

Direitos de autor da imagem: BAsD

Teve lugar, no dia 5 de maio, a 54.ª Sessão Oficial de Governadores do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAsD) que, à semelhança do ano passado, foi transmitida em direto no site do Banco.

Na sua intervenção, o Presidente do Banco, Masatsugu Asakawa, apresentou uma visão geral das atividades da instituição em 2020. Destacou (i) o valor recorde no total de compromissos, USD 31,594 mil milhões (que incluiu empréstimos, doações, investimentos em participações de capital, garantias e assistência técnica), dos quais USD 16,1 mil milhões para resposta à COVID-19; (ii) a conclusão das negociações da 12.ª reconstituição do Fundo Asiático de Desenvolvimento, janela concessional do Banco (FAsD13), que culminou num valor total de mais de USD 4 mil milhões para o período 2021-2024; e, (iii) a aprovação, em dezembro de 2020, da Asia Pacific Vaccine Access Facility (APVAX), um pacote de ajuda no valor de USD 9 mil milhões para a compra de vacinas e/ou criação e reforço da capacidade de planeamento, distribuição e produção das mesmas na região da Ásia e Pacífico.

Nesta reunião anual foi ainda reiterado o compromisso do Banco para com a agenda de desenvolvimento no longo prazo, assinalando-se alguns progressos nas operações do BAsD em áreas como o financiamento da luta contra as alterações climáticas (tendo os compromissos alcançado os USD 4,3 mil milhões em 2020), o apoio ao setor privado e a promoção da igualdade de género.

O Presidente anunciou ainda aos Governadores a sua intenção de se recandidatar à presidência do Banco. Recorde-se que Masatsugu Asakawa foi eleito em dezembro de 2019, em substituição do Presidente Nakao, cujo mandato apenas terminaria em novembro de 2021.

No ano passado, foram aprovados 154 projetos (empréstimos, doações, participações de capital e/ou garantias), representando um aumento de 33% relativamente ao ano anterior. Entre os principais países beneficiários, destacam-se a Índia, as Filipinas, a Indonésia, o Paquistão, o Uzbequistão, o Cazaquistão e o Myanmar. Os setores mais financiados foram a gestão do setor público (30%), finanças (15%), energia (14%) e saúde (11%), todos registando um aumento relativamente a 2019. Já o setor dos transportes (10% em 2020) sofreu uma acentuada quebra relativamente ao ano anterior (30% em 2019, aproximadamente). Estas e outras informações gerais relativas ao ano de 2020, podem ser encontradas no Relatório Anual de 2020, também anunciado na Sessão de Governadores.

À margem da Sessão de Governadores, o Grupo de Voto ao qual Portugal pertence (Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal e Suíça) reuniu com o Presidente da instituição para uma troca de ideias sobre vários temas tais como o futuro do FAsD, a recuperação sustentável e resiliente pós pandemia (Buil Back Better & Green), as consequências dos altos níveis de endividamento de alguns países e empresas beneficiários do Banco e os desenvolvimentos ao nível da política de procurement e aumento da utilização do e-procurement.

Em 2022, o país anfitrião da Reunião Anual do Banco será o Sri Lanka.

Criado em 1966, o BAsD é uma instituição financeira que tem por missão o combate à pobreza e a melhoria das condições de vida das populações da Ásia e do Pacífico. Portugal é membro do BAsD desde 2002.