null A recuperação económica na agenda da reunião Informal dos Ministros da Economia e das Finanças da União Europeia de maio de 2021

Pode visualizar-se mesa com os ministros das finanças sentados lado a lado. Como fundo está projetado uma imagem azul com o logo da presidência europeia portuguesa e com a descrição 2021.PORTUGAL.EU.

Direitos de autor da imagem: Canal oficial do Flickr da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

O Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, presidiu, nos dias 21 e 22 de maio, à reunião informal do Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiros (ECOFIN), no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Esta reunião, em formato presencial, juntou, entre outros, os Ministros da Economia e das Finanças da União Europeia, os Governadores dos Bancos Centrais dos estados-membros, assim como os Comissários Europeus com competências nas matérias tratadas e a Presidente do Banco Central Europeu.

Na agenda desta reunião estiveram temas como o reforço da coordenação entre as políticas monetária e orçamental, a preparação para os desafios futuros associados aos setores financeiro e não financeiro, a recuperação verde e a importância de assegurar uma recuperação equilibrada, inclusiva e resiliente.

Neste contexto, o Ministro João Leão sinalizou que os Ministros das Finanças estão num “momento de grande reflexão sobre os principais temas com que a economia europeia se defronta”. A este respeito, salientou também a discussão sobre o papel da política orçamental no futuro, bem como a importância de assegurar investimentos e reformas estruturais necessárias para as transições verde e digital, nomeadamente no contexto dos planos de recuperação e resiliência. O Ministro João Leão notou igualmente o consenso global alcançado para evitar que os apoios sejam retirados prematuramente, especialmente os dos setores mais afetados pela atual crise pandémica.

A fiscalidade verde europeia foi igualmente debatida e a sua importância para estimular e incentivar uma transição climática mais rápida e justa foi reconhecida pelos Ministros das Finanças da União Europeia.

Fique a par de mais atualizações sobre a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e siga @pt_financas, @2021PortugalEU e @EUCouncilPress, na rede social Twitter.