null Ministros das Finanças e da Economia Ibero-Americanos debatem formas de impulsionar a recuperação económica

A imagem contém 4 oradores sentados à mesa. Na parede atrás pode ler-se:

Direitos de autor da imagem: Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB)

A VII Reunião Ibero-Americana de Ministras e Ministros das Finanças e da Economia realizou-se no dia 26 de maio de 2021, de forma telemática, com o objetivo central de debater as necessidades financeiras da região face aos efeitos da pandemia da COVID-19, bem como a necessária sustentabilidade da dívida pública.

A reunião contou com os Ministros e Vice-Ministros das Finanças e da Economia dos 22 países da Ibero-América, assim como com convidados especiais: Alejandro Werner, diretor para o hemisfério ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI); Richard Martínez, vice-presidente de países do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e Carlos Felipe Jaramillo, vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina e Caraíbas. Portugal esteve representado pelo Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

A abertura esteve a cargo do Presidente da República Dominicana, Luis Rodolfo Abinader Corona, do Ministro das Finanças, José Manuel Vicente, e da Secretária-Geral Ibero-americana, Rebeca Grynspan.

Os Ministros das Finanças e da Economia apelaram a uma redução das lacunas de financiamento entre as economias avançadas e emergentes, ao fortalecimento dos bancos multilaterais de desenvolvimento e a uma melhoria das condições de acesso a financiamento por parte dos países da região, tendo em vista a promoção de uma efetiva e inclusiva recuperação socioeconómica.

De igual modo, foi defendida a premência de se estudar e, se apropriado, adotar um novo quadro ou norma multilateral de avaliação de riscos financeiros e macroeconómicos que incorpore a particularidade da situação e medidas de resposta da COVID-19, inclusive ao nível das carteiras dos bancos multilaterais de desenvolvimento, como forma de se evitar que as descidas do rating de crédito gerem um efeito pró-cíclico, implicando em um novo agravamento da situação da dívida dos países da região.

A Declaração da VII Reunião Ibero-Americana de Ministras e Ministros das Finanças e da Economia dá assim continuidade ao acordado na XXVII Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Andorra, em abril deste ano.

O encontro foi a primeira reunião promovida pela República Dominicana como Secretaria Pro Tempore da Conferência Ibero-Americana. O país será sede da próxima Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo em 2022, cujo lema será “Juntos por uma Ibero-América justa e sustentável”.