null BEI disponibiliza 56 mil milhões de euros para resposta à crise COVID-19, ação climática e maior apoio ao desenvolvimento

Sala da reunião no Banco Europeu de Investimento.

Direitos de autor da imagem: Banco Europeu de Investimento

Por ocasião da reunião anual do Conselho de Governadores do Banco Europeu de Investimento (BEI), que teve lugar no Luxemburgo, a 18 de junho, os ministros das finanças europeus saudaram a rápida resposta do BEI para acelerar o investimento na saúde e apoiar as empresas mais afetadas pela crise COVID-19, intensificar a ação climática e aumentar ainda mais o impacto no desenvolvimento em todo o mundo.

Desde o início da pandemia, o BEI aprovou mais de 56 mil milhões de euros de apoio direcionado às empresas mais afetadas pela crise, saúde pública e distribuição de vacinas, incluindo 6,5 mil milhões de euros em novos financiamentos para fortalecer a saúde e a resiliência económica fora da União Europeia (UE), incluindo 600 milhões de euros para a iniciativa COVAX, que distribuiu vacinas em mais de 100 países em todo o mundo. O BEI e os Estados-Membros da UE aprovaram ainda 12 mil milhões de euros em novos apoios para o financiamento de empresas a serem implementados em toda a Europa ao abrigo do Fundo de Garantia pan-Europeu.

Em matéria de clima e ambiente, em 2020, o BEI disponibilizou 24 mil milhões de euros em todo o mundo e adotou um ambicioso roteiro a 5 anos como Banco Climático para apoiar o Acordo Verde europeu. Para tal, mobilizará 1 bilião de euros de novos investimentos ao longo da próxima década e garantirá que todas as atividades de financiamento do Grupo estejam alinhadas com o Acordo de Paris sobre o Clima.

No exterior da UE, no ano passado, o BEI concedeu um montante recorde de 5 mil milhões de EUR de financiamento para investimento privado e público em África, com 71% tendo como alvos países frágeis e de baixo rendimento.

Na sequência da adoção pelo Conselho das conclusões sobre a Arquitetura Financeira Europeia para o Desenvolvimento, o BEI está atualmente a finalizar planos para reforçar o seu trabalho no financiamento do desenvolvimento, para melhor complementar os esforços de outros organismos europeus e cumprir o seu papel na iniciativa “Team Europe”.

O BEI encontra-se também a trabalhar com diversos parceiros nacionais nos Estados-Membros para reforçar o impacto de novos investimentos apoiados pelo Mecanismo de Recuperação e Resiliência.

O Conselho de Governadores do BEI é composto pelos 27 ministros das finanças dos estados-membros da UE e foi presidido por Igor Matovič, Ministro das Finanças e Vice-Primeiro-Ministro da República Eslovaca. Nos próximos 12 meses, o Conselho de Governadores será presidido por Annika Saarikko, Ministra das Finanças da Finlândia.

O BEI, com sede em Luxemburgo, é o maior banco público internacional do mundo. Desenvolve atividade em cerca de 160 países, sendo o maior financiador multilateral para projetos relacionados com o clima. Até ao final de 2020, o Grupo BEI alinhou todas as suas atividades de financiamento pelos objetivos do Acordo de Paris. No ano transato, o Grupo BEI disponibilizou 76,8 mil milhões de euros de financiamentos que apoiaram 270 mil milhões de euros em novos investimentos em toda a Europa e no mundo.