null Nova conselheira portuguesa no Banco Africano de Desenvolvimento

Mapa de África com imagens de fábrica, campos de cultivo, crianças, comboios e rede elétrica.

Direitos de autor da imagem: Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD)

A 1 de setembro de 2021 entrou em funções a nova Conselheira Portuguesa no Conselho de Administração (CA) do Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD), Eunice Rocha, substituindo a anterior Conselheira, Manuela Ferreira, que ocupava a posição desde janeiro de 2018.

Eunice Rocha

A nova representante irá aconselhar o Ministério das Finanças na tomada de posições de Portugal nos órgãos decisórios do BAfD, garantindo assim uma ligação próxima entre o Banco e as autoridades nacionais no quadro das políticas de cooperação portuguesa para o desenvolvimento e de internacionalização.

O cargo de Conselheiro no CA é igualmente pautado pela disseminação do trabalho desenvolvido por entidades públicas e associativas portuguesas, assim como pela valorização da reputação e das vantagens comparativas das empresas, banca e consultores nacionais junto da Instituição.

O BAfD, fundado em 1964, tem por missão promover o crescimento económico sustentável e a redução da pobreza no continente africano. A sua estrutura acionista é composta por 80 estados membros - 54 países membros regionais e 26 países membros não regionais. Portugal aderiu ao BAfD em 15 de julho de 1983, contando atualmente com 0,251% do capital, e integra um Grupo de Voto no CA em conjunto com a Alemanha, o Luxemburgo e a Suíça.