null Financiamento do Banco Mundial gera entre USD 10 a 15 mil milhões em procurement por ano

Direitos de autor da imagem: Banco Mundial

Teve lugar, no passado dia 21 de setembro, um webinar de introdução às oportunidades de procurement em projetos financiados pelo Banco Mundial (BM).

Howard Centenary, Senior Procurement Specialist do Banco Mundial, deu a conhecer aos participantes o procurement framework em vigor desde julho de 2016 e as regras aplicáveis aos processos de aquisição de bens e serviços em projetos financiados pelo banco (através da Associação Internacional de Desenvolvimento – AID e do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD). 

De acordo com este especialista, os projetos financiados pelo Banco dão origem a oportunidades de procurement no valor de USD 10 a 15 mil milhões/ano, com destaque para os sectores da 1) água, saneamento e gestão de resíduos, 2) transportes, 3) energia, 4) saúde e 5) agricultura, pescas e sector florestal. 

O BM, à semelhança dos outros bancos multilaterais de desenvolvimento (BMD), adaptou as suas soluções de financiamento às necessidades urgentes criadas pela pandemia, o que teve também um impacto no procurement. Assim, surgiram novas oportunidades, principalmente no sector da saúde e infraestruturas, e levou à criação do Bank Facilitated Procurement.

Durante o webinar foram ainda destacadas as oportunidades de procurement que decorrem do  Climate Change Action Plan 2021-2025, que consubstancia  o compromisso do banco com a transição verde dos países menos desenvolvidos e a luta contra as alterações climáticas, nomeadamente na procura de soluções energeticamente eficientes e sustentáveis nos mais diversos sectores.

O especialista do Banco Mundial sublinhou que o mercado de procurement das multilaterais financeiras oferece oportunidades que se adequam a Pequenas e Médias Empresas (PME). Aconselhou ainda as empresas a, atendendo à diversidade de oportunidades, serem seletivas, encontrarem o seu nicho de mercado e prepararem-se da melhor forma possível, não perdendo o foco em determinado sector e/ou geografia.

Com mais de uma centena de participantes, esta iniciativa insere-se no âmbito das atividades regulares do Grupo de Trabalho das Multilaterais, tendo em vista fomentar a participação das empresas e consultoras nacionais neste mercado.

O GBM inclui, para além da AID e o BIRD acima referidos, a SFI (Sociedade Financeira de Desenvolvimento), a MIGA (Agência Multilateral de Garantia ao Investimento) e o CIADI (Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos).