null Fundo Comum para os Produtos de Base aprova a criação de um novo fundo de investimentos de impacto em matérias primas

Contém 3 imagens: um campo de trigo, milho visto ao por do sol e campo cultivado de milho ainda pequeno.

Direitos de autor da imagem: CFC (Fundo Comum para os Produtos de Base )

Nos dias 14 e 15 de dezembro de 2021, realizou-se a 33.ª reunião do Conselho de Governadores do Fundo Comum para os Produtos de Base (CFC), no decurso da qual foi aprovada a criação de um novo fundo de investimentos de impacto em matérias primas, o qual visa atrair investidores para o financiamento de projetos identificados e geridos pelo CFC.

Este fundo pretende sobretudo estabelecer-se como uma parceria público-privada focada em projetos de reforço das cadeias de valor das matérias primas nos países em desenvolvimento. Ao beneficiar da experiência e do conhecimento técnico do CFC sobre investimentos de impacto, espera-se que o fundo permita a disponibilização de financiamentos de forma mais célere e com custos mais reduzidos para os beneficiários, designadamente pequenos agricultores individuais e pequenas e médias empresas.

No decurso da reunião do Conselho de Governadores, foi ainda destacado o facto de, em 2021, ter sido aprovado o financiamento de 11 novos projetos, os quais deverão beneficiar cerca de 230 mil pequenos agricultores, contribuindo para que os mesmos usufruam de um melhor acesso aos mercados e aumentem os seus níveis de produtividade. Para além de projetos centrados em alguns dos produtos tradicionais (como os frutos, o café ou a baunilha), foram também apoiadas empresas cuja atividade apresentava contribuições para o reforço da segurança alimentar global, para a redução do desperdício, para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas ou para o combate à perda de biodiversidade.

Foi ainda salientada a circunstância de o CFC ter procedido à rápida disponibilização de medidas de apoio às pequenas e médias empresas, categoria particularmente afetada pela crise pandémica.

O Fundo Comum para os Produtos de Base, estabelecido em 1989, é uma instituição financeira multilateral constituída no âmbito da ONU, que tem por missão contribuir para a redução da pobreza mediante o reforço da capacidade de geração de recursos pelos produtores de matérias primas.