null Efeito das políticas da educação na produtividade – Artigo de Mónica Simões e Sílvia Fonte Santa

Palestra em auditório de uma universidade. Ao fundo projeção de cálculos matemáticos e alunos a assistir.

Direitos de autor da imagem: Pixabay

Foi recentemente publicado um artigo intitulado Efeito das políticas da educação na produtividade, da autoria de Mónica Simões e Sílvia Fonte Santa (GPEARI), que analisa o impacto na produtividade das diferentes medidas na área da educação propostas no recente Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

As políticas da educação têm assumido um papel de destaque nos sucessivos Programas Nacionais de Reforma (PNR) e mais recentemente no PRR. No caso particular do PRR, a magnitude do aumento esperado da população com ensino secundário deverá ser determinante para o aumento da Produtividade Total dos Fatores. Em termos globais, o aumento previsto para o PIB potencial associado às medidas da educação incluídas no PRR é de 0,8% no final de 20 anos o que traduz um aumento da Produtividade Total dos Fatores de 0,5% e do emprego de 0,3%.

De acordo com o modelo utilizado, o aumento da produtividade deverá resultar da entrada de trabalhadores mais qualificados e mais eficientes no mercado de bens finais, mas também do estimulo ao conhecimento e inovação que se traduz em novos bens, empresas e/ou métodos de produção.