null The impact of private and public R&D investment on Gross Value Added – ARDL and Granger Causality Assessment – Artigo de Jena Santi, Joan Jose e Sílvia Fonte-Santa

Laboratório de investigação

Direitos de autor da imagem: Pixabay

Este artigo avalia o impacto do investimento, público e privado, em Investigação e Desenvolvimento (I&D) no Valor Acrescentado Bruto (VAB) de oito países europeus com recurso ao Autoregressive Distributed Lag. Esta análise é ainda aplicada ao sector dos serviços relacionados com tecnologias da informação e comunicação (TIC). Adicionalmente, com recurso ao teste de causalidade de Granger procurou-se analisar o efeito causal presente nesta relação.

Os resultados sugerem que os países do Norte beneficiam do investimento privado em I&D, mas que tal não é tão evidente para os países do Sul. Contudo, com recurso à causalidade de Granger, apesar de alguma heterogeneidade entre países, em geral constata-se que o investimento privado em I&D tem um efeito positivo no VAB total da economia. Estas evidências não se estendem ao investimento público.

Contudo, é importante continuar a analisar informação mais detalhada e mais abrangente de forma a aferir impactos empresa a empresa, e efeitos na produtividade das empresas.