null Banco Europeu de Investimento aprova pacote de assistência financeira de 1,59 mil milhões de euros à Ucrânia

Bandeira da Ucrânia e da Comissão Europeia com a frase

Direitos de autor da imagem: Banco Europeu de Investimento

O Conselho de Administração do Banco Europeu de Investimento (BEI) aprovou a 25 de julho um segundo pacote de financiamento em apoio à Ucrânia, no montante de 1,59 mil milhões de euros. Este apoio complementa o pacote de 668 milhões de euros, que havia sido aprovado em março passado e que foi já integralmente desembolsado.

O pacote de ajuda financeira, desenvolvido em parceria com a Comissão Europeia (numa abordagem “Team Europe”) e que conta com a garantia da UE, tem por objetivo reparar infraestrutura crítica destruída pela guerra e retomar projetos considerados essenciais para responder às necessidades dos ucranianos. 

Inclui duas componentes:

 i) assistência financeira imediata no valor de 1,05 mil milhões de euros. Consiste essencialmente em desembolsos antecipados de 8 projetos de financiamento assinados, e contribuirá para as necessidades de financiamento mais imediato: apoio a empresas estatais, reparação de infraestrutura destruída, retoma da prestação de serviços municipais que haviam sido interrompidos e apoio a medidas energéticas e de eficiência energética em preparação dos meses frios;

 ii) 540 milhões de euros em projetos selecionados em estreita colaboração com o governo ucraniano e cuja implementação foi considerada viável e segura. Estes cobrem operações de energia, eficiência energética, transporte, educação e infraestrutura, assim como programas de recuperação e reconstrução.

O BEI trabalha na Ucrânia desde 2007, no quadro da Política de Vizinhança da UE, detendo uma carteira de operações na ordem dos 8 mil milhões de euros naquele país.

O BEI, criado em 1958 e com sede no Luxemburgo, é a instituição financeira da União Europeia, tendo por missão contribuir, através do financiamento de investimentos, para a integração, o desenvolvimento equilibrado e a coesão económica e social da UE. O Grupo do BEI conta ainda com o FEI, cuja missão é apoiar o acesso das PME europeias a financiamento, através de garantias a instituições financeiras e de operações de capital de risco.