null Seminário GPEARI/GEE "Impactos heterogéneos da pandemia da COVID-19 no setor do Turismo”

Aeroporto: pode ver-se pessoas a circular e os ecrãs de informação

Direitos de autor da imagem: Pixabay

Realizou-se no passado dia 27 de setembro a 75.ª edição do ciclo de Seminários GPEARI/GEE, cujo tema versou sobre o trabalho “Impactos heterogéneos da pandemia da COVID-19 no setor do Turismo" da autoria de Gonçalo Novo e Gabriel Osório de Barros, ambos a exercerem funções no Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE), tendo a apresentação ficado a cargo de Gonçalo Novo.

O trabalho foi estruturado em três partes distintas: i) análise o setor do turismo no contexto da economia nacional; ii) comparação entre o setor do turismo em Portugal com os outros estados-membros da União Europeia; iii) impactos da COVID-19 no setor do turismo em Portugal.

O orador iniciou por enquadrar o setor do turismo na economia portuguesa, salientando a importância crescente que o setor do turismo tem vindo a representar na economia portuguesa, nomeadamente, no valor acrescentado, no PIB e nas exportações. Quanto à parcela da população portuguesa que efetua viagens turísticas por motivos pessoais, o valor é consideravelmente menor do que a média registada na União Europeia.

Ao longo do período pandémico verificou-se uma forte diminuição do número de dormidas de turistas estrangeiros, enquanto a variação de turistas nacionais foi menos significativa, com um maior impacto nas áreas metropolitanas, nas regiões autónomas e no litoral.

Pela análise do impacto da pandemia de COVID-19 no setor do turismo foi possível concluir que:

i) a intensidade do impacto da pandemia variou consoante a região geográfica e a natureza de oferta;

ii) as regiões menos afetadas pela pandemia foram as regiões menos dependentes do turismo internacional;

iii) durante o período pandémico, o turismo no espaço rural e de habitação foi o que mostrou uma maior resiliência;

iv) ao longo do período de pandemia o número de dormidas de turistas residentes ultrapassou o de dormidas de turistas estrangeiros;

Os dados mais recentes sugerem um retorno progressivo à configuração do mercado turístico pré-pandémico, confirmando-se, no entanto, uma expansão da quota do turismo no espaço rural.

Anexo

Apresentação