null Seminário GPEARI/GEE " O impacto do investimento em I&D do setor das TIC na produtividade”

Direitos de autor da imagem: Pixabay

Realizou-se no passado dia 17 de janeiro a 79.ª edição do ciclo de Seminários GPEARI/GEE, cujo tema versou sobre o trabalho “O impacto do investimento em I&D do setor das TIC na produtividade”, da autoria de Adriana Lopes, Filipe Ferreira, Gonçalo Santos, João Gomes e Margarida Caroço, tendo a apresentação ficado a cargo de Adriana Lopes e Margarida Caroço.

Neste trabalho, os autores procuraram investigar como o investimento em I&D (Investigação e Desenvolvimento) no setor das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) influencia a produtividade do trabalho.

Os dados utilizados na análise foram extraídos das bases de dados PREDICT e AMECO e referentes aos estados -membros da União Europa, com exceção da Bulgária, Croácia, Chipre, Malta e Roménia e para o período temporal de 2010 a 2018.

Para a análise, foram efetuadas duas regressões para análise do impacto do investimento na produtividade: uma regressão com o impacto do investimento no setor das TIC uma outra regressão com o impacto do investimento em setores não TIC, tendo sido incluída em ambas as regressões uma variável com a percentagem de população com o ensino secundário.

A análise dos resultados permitiu verificar que:

  1. Os coeficientes das variáveis independentes (I&D e percentagem de pessoas com o ensino secundário) são ambos estatisticamente significativos;
  2. Em ambas as regressões, o coeficiente associado à percentagem de pessoas com o ensino secundário tem valor negativo, indiciando que uma diminuição da população com ensino secundário aumenta a proporção de população com ensino superior.
  3. Em ambas as regressões o coeficiente associado à variável I&D foi positivo, no entanto, ao contrário do esperado, o valor do coeficiente na regressão associada ao setor TIC foi inferior ao do setor não TIC.

No entanto, os testes realizados às regressões revelam algumas limitações neste estudo, nomeadamente com a existência de variáveis omitidas, problemas de multicolinearidade e insuficiência de dados completos, oportunidade para desenvolvimentos futuros desta pesquisa.

Direitos de autor de imagem: Adriana Lopes e Margarida Caroço

Anexo

Apresentação