null Reunião do Conselho ECOFIN de 17 de janeiro

Sala do conselho europeu com pessoas sentadas na mesa circular em madeira com computadores integrados a toda a volta. A sala é composta por televisores em cima a toda a volta e o teto tem estrutura aos quadrados em diversas cores (tons de vermelho, azul, verde, amarelo, roxo entre outras).

Direitos de autor da imagem: European Union (European Council Newsroom)

O Conselho ECOFIN reuniu no passado dia 17 de janeiro, tendo contado com a participação do Ministro das Finanças de Portugal. Nesta reunião, a primeira sob a presidência sueca do Conselho da União Europeia, foram apresentadas as prioridades para a área da economia e finanças.

Desta reunião, destaca-se ainda a troca de pontos de vista por parte dos ministros das finanças sobre o impacto económico da invasão da Ucrânia pela Rússia, no decurso da qual foram informados sobre a situação económico-financeira da Ucrânia e a implementação da assistência macrofinanceira da União a este país. Neste âmbito, é de realçar que foram desembolsados já este mês 3 mil milhões de euros, correspondendo ao primeiro desembolso do pacote de 18 mil milhões de euros de apoio financeiro da União a favor da Ucrânia acordado para 2023.

Os ministros foram também informados pela Comissão Europeia sobre a implementação do Mecanismo de Recuperação e Resiliência. Ainda no contexto deste Mecanismo, o Conselho adotou uma decisão de execução, a qual altera o Plano de Recuperação e Resiliência do Luxemburgo, de forma a refletir a redução da alocação financeira máxima atualizada a favor deste país.

Ademais, destaca-se que o Conselho ECOFIN lançou o Semestre Europeu de 2023, nomeadamente o processo anual de coordenação das políticas orçamentais, económicas e de emprego dos estados-membros. Neste âmbito, adotou conclusões relativas à Estratégia Anual de Crescimento Sustentável e ao Relatório sobre o Mecanismo de Alerta, tendo também aprovado a Recomendação sobre a política económica da área do euro para 2023.

A próxima reunião do Conselho ECOFIN está agendada para o próximo dia 14 de fevereiro.