null PIB em volume cresceu 6,7% em 2022, o valor mais elevado desde 1987

Máquina de contar notas com notas de 50 euros.

Direitos de autor da imagem: Pexels

Segundo a Estimativa Rápida do INE, no quarto trimestre de 2022, o Produto Interno Bruto registou uma variação homóloga em termos reais de 3,1%, desacelerando 1,8 p.p. face ao trimestre anterior. Em cadeia, o crescimento foi de 0,2% em volume, correspondendo a uma desaceleração de 0,2 p.p. face ao terceiro trimestre.

A desaceleração na variação homóloga do PIB reflete a diminuição registada nos contributos da procura interna e da procura externa líquida. A evolução da procura interna justifica-se com a desaceleração registada no consumo privado e a redução do investimento, registando-se, no que respeita à procura externa líquida, uma desaceleração das exportações de bens e serviços mais acentuada que a verificada nas importações de bens e serviços.

No conjunto do ano, o Produto Interno Bruto registou um crescimento de 6,7% em volume (5,5% em 2021), tratando-se do crescimento anual mais elevado desde 1987.

A variação anual registada reflete o contributo positivo significativo da procura interna, embora inferior ao observado em 2021, tendo-se registado uma aceleração do consumo privado e um abrandamento do investimento. A procura externa líquida passou a contribuir positivamente em 2022 para a variação anual do PIB, verificando-se uma aceleração das exportações de bens e serviços e uma desaceleração das importações de bens e serviços.