null Global Economic Prospects do Banco Mundial apresentado no GPEARI

Fundo vermelho escuro com o data e título da publicação: January 2023 - Global Economic Prospects

Direitos de autor da imagem: World Bank

No passado dia 20 de janeiro, foi apresentado numa sessão promovida pelo GPEARI a mais recente edição dos Global Economic Prospects do Banco Mundial.

A apresentar estiveram Franziska Ohnsorge e Valerie Mercer-Blackman, respetivamente diretora e economista-coordenadora do Prospects Group, da vice-presidência do Banco Mundial referente a Equitable Growth, Finance and Institutions (EFI).

De acordo com o Banco Mundial, após a forte desaceleração em 2022, espera-se que o crescimento global desacelere ainda mais em 2023, refletindo o aperto síncrono da política destinada a conter uma inflação muito alta, a piora das condições financeiras e as interrupções contínuas da invasão da Ucrânia pela Rússia. Os Estados Unidos, a área do euro e a China estão todos passando por um período de fraqueza pronunciada, e os spillovers resultantes estão exacerbando outros efeitos contrários enfrentados pelos mercados emergentes e economias em desenvolvimento. A combinação de crescimento lento, aperto das condições financeiras e alto endividamento provavelmente enfraquecerá o investimento em muitos países. Outros choques adversos podem levar a economia global à recessão. No curto prazo, são necessários esforços globais urgentes para mitigar os riscos de recessão global e sobreendividamento nos mercados emergentes e economias em desenvolvimento. Dado o espaço político limitado, é fundamental que os formuladores de políticas nacionais direcionem apoio fiscal adicional para grupos vulneráveis e que calibrem as políticas para garantir que as expectativas de inflação permaneçam bem ancoradas e os sistemas financeiros sejam resilientes. Também são necessárias políticas para reverter a desaceleração do crescimento de longo prazo que já está bem encaminhada, inclusive para estimular o investimento.