null Presidente do AIIB reeleito por aclamação durante Reunião Anual do Banco

Direitos de autor de imagem: AIIB

Realizou-se, nos dias 28 e 29 de julho, a 5.ª Reunião Anual do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB – Asian Investment Infrastructure Bank), dedicada ao tema Connecting for Tomorrow.

A abertura da reunião foi feita pelo Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, país onde se perspetivava realizar a reunião este ano, mas que, devido à atual pandemia, teve de ser reajustada para um formato totalmente virtual.

Durante a sessão oficial, que decorreu no dia 28, os Governadores elegeram por aclamação o atual Presidente do Banco Jin Liqun para cumprir um segundo mandato de cinco anos. À frente do AIIB desde a sua génese, em 2015, o Presidente mostrou-se satisfeito com a sua reeleição e empenhado em que o AIIB se mantenha uma instituição sólida e capaz de dar resposta aos seus clientes.

Com a entrada da Libéria aprovada durante a Reunião Anual, o Banco alcançou os 103 membros, dos quais 82 concluíram o seu processo de adesão.

Após aprovação pelos Governadores, o AIIB lançou o relatório anual de 2019, publicação que resume os principais marcos do ano da instituição.

Foi ainda decidido que a próxima reunião anual da instituição terá lugar nos Emirados Árabes Unidos, em outubro de 2021.

O AIIB é uma instituição multilateral de financiamento que tem por objetivo promover o desenvolvimento económico e a integração regional da Ásia e da Oceânia, contribuindo para satisfazer parte das necessidades de financiamento de infraestruturas na região. Portugal é membro do AIIB desde fevereiro de 2017. Atualmente, os seus membros representam cerca de 79% da população mundial e 65% do PIB mundial.