null Acionistas do Banco Africano de Desenvolvimento reúnem-se em diálogo sobre as prioridades da Instituição e selam o seu apoio a um segundo mandato do Presidente ADESINA

Reunião do Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD)

Direitos de autor de imagem: BAfD

Dois dias intensos de discussões sobre o papel e prioridades do Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD) marcaram o tom da 55.ª Reunião Anual do Conselho de Governadores da Instituição, realizada nos passados dias 26 e 27 de agosto. A Assembleia, inicialmente programada para ter lugar em Abidjan, Costa do Marfim, em maio de 2020, foi adiada face ao contexto pandémico global, e acabou por se realizar em formato virtual pela primeira vez na história do BAfD.

O primeiro dia foi marcado por um diálogo aberto e informal entre os Governadores que representam os 81 Estados-membros do BAfD, dos quais Portugal faz parte, sobre os resultados financeiros e operacionais obtidos em 2019, o papel do BAfD no apoio aos países africanos no contexto da pandemia do COVID-19 e as principais prioridades estratégicas e institucionais que deverão marcar a política do Banco no curto e médio-prazo. Em particular, foi realçada a necessidade do BAfD em trabalhar continuamente no apoio ao desenvolvimento de infraestruturas de qualidade, mobilização de recursos internos e gestão da dívida, criação de emprego e apoio ao desenvolvimento do setor privado, com enfoque especial nas questões do clima e do género. Internamente, o Banco deverá reforçar os seus mecanismos de governação, compliance, controlo e transparência, em linha com as melhores práticas internacionais.

Portugal, representado pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, expressou a sua concordância com um reforço da ação do BAfD nestas temáticas, em particular no relativo à mobilização de recursos do setor privado ao serviço dos objetivos de desenvolvimento do continente africano, que constitui também o mote da recente iniciativa do Compacto Lusófono entre o BAfD, Portugal e os PALOP.

No contexto das eleições para a Presidência do BAfD, que decorreram no segundo dia desta Reunião Anual, estes temas foram também amplamente debatidos junto do atual Presidente e único candidato ao lugar, Akinwumi ADESINA (Nigéria). Através de um processo de voto eletrónico, também inédito na história da Instituição, os Governadores elegeram à primeira ronda, e por unanimidade, o Dr. ADESINA para um segundo mandato de 5 anos como Presidente do BAfD, com efeito a 1 de setembro de 2020.