null Seminário “Measuring Labor Demand and Supply Shocks during COVID-19”

Direitos de autor da imagem: João Duarte, Pedro Brinca e Miguel Faria-e-Castro

Realizou-se no passado dia 16 de setembro a 53.ª edição do ciclo de Seminários GPEARI/GEE, com o Professor João Duarte (Nova SBE) que apresentou o artigo escrito em coautoria com Pedro Brinca e Miguel Faria-e-Castro “Measuring Labor Demand and Supply Shocks during COVID-19”.

O artigo foca-se na medição dos efeitos, quer do lado da procura quer do lado da oferta de trabalho, responsáveis pela diminuição do número de horas trabalhadas, nos Estados Unidos da América, decorrente da pandemia COVID-19.

Pelo lado da oferta, diretamente relacionada com o comportamento das famílias, o orador salientou como fatores determinantes na tomada de decisão dos trabalhadores relativamente ao número de horas trabalhadas o aumento do risco de contrair a doença, o efeito das medidas de contenção postas em prática, como o confinamento e o distanciamento social, e, por último, o aumento do subsídio de desemprego.

Do lado da procura, relacionado com o comportamento das empresas, apontou como causas de redução da mesma a queda da procura dos produtos produzidos, a complementaridade entre sectores e ainda o efeito cascata de diminuição do rendimento agregado. Por outro lado, a afetar positivamente a procura há que ter em conta o efeito da política monetária e fiscal.

Pode verificar-se que o setor mais afetado pelo choque foi, em março, o do lazer e hotelaria, com a oferta a explicar a maior parte da variação, enquanto o setor da informação registou um efeito positivo do lado da procura, apesar da ligeira queda da oferta. Em abril, a situação deteriora-se consideravelmente de forma global, mas com um efeito pequeno positivo do lado da procura a registar-se no setor dos serviços de utilidade pública (utilities). Finalmente, no mês de maio verificou-se uma recuperação, a dar-se principalmente do lado da oferta.

O estudo concluiu que dois terços da queda do emprego vêm do lado da oferta, enquanto um terço se deve a movimentos do lado da procura.