null Reconstituição do Fundo Asiático de Desenvolvimento ultrapassa o valor do cenário projetado

Participantes da reunião virtual do Banco Asiático de Desenvolvimento

Direitos de autor de imagem: Banco Asiático de Desenvolvimento

Foi com enorme agrado que o Banco Asiático de Desenvolvimento (BAsD) anunciou que o valor total da 12.ª reconstituição do FAsD (Fundo Asiático de Desenvolvimento, ADF na sua sigla em inglês) excedeu, em cerca de 5 milhões de dólares, o valor base projetado durante as reuniões de negociação, que tiveram lugar em fevereiro e maio de 2020.

No passado dia 16 de setembro, os países doadores foram chamados a anunciar os seus compromissos de contribuição financeira para esta reconstituição do fundo, que vigorará entre 2021 e 2024, tendo o valor das contribuições somado os 2.341 mil milhões de dólares. Entre os maiores doadores estão o Japão, a Austrália, os EUA e o Reino Unido.

Criado em 1974, o FAsD constitui a janela concessional do BAsD, e tem como objetivo reduzir a pobreza e melhorar a qualidade de vida nos países com menores recursos financeiros e endividados da região da Ásia e do Pacífico. O financiamento do FAsD é usado para apoiar projetos e programas de desenvolvimento relacionados com (i) a construção de infraestruturas, (ii) o apoio à execução e reforma de políticas internas, (iii) o aumento da capacidade de produção, desenvolvimento humano e de investimentos ambientalmente sustentáveis, (iv) a boa governança e capacitação para projetos de desenvolvimento, e (v) a cooperação regional.