null Banco Asiático de Desenvolvimento empenhado na recuperação pós-COVID-19

Participantes da 53.ª Sessão Oficial de Governadores em formato virtual

Direitos de autor da imagem: Banco Asiático de Desenvolvimento

No dia 18 de setembro os governadores do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAsD) reuniram-se, em formato virtual, para a 53.ª Sessão Oficial de Governadores. A reunião, que estava planeada para decorrer na Coreia do Sul, teve de ser adaptada a um formato virtual, à semelhança das reuniões anuais de outras instituições financeiras internacionais devido à pandemia mundial.

 

O presidente da instituição, Masatsugu Asakawa, reiterou o seu compromisso em auxiliar os países beneficiários do banco – os países da região da Ásia e do Pacífico com menos recursos económicos – numa recuperação económica pós-pandemia sólida e duradoura. Aludiu aos apoios em assistência técnica e financeira (11,2 mil milhões de dólares), em projetos destinados a responder às necessidades urgentes dos países na compra de equipamentos médicos e de kits de proteção individual (8,2 mil milhões de dólares), e para o desenvolvimento do setor privado (1,7 mil milhões de dólares).

Os governadores foram ainda informados relativamente ao orçamento do banco e à publicação anual da instituição, que destaca os principais marcos do ano de 2019. No ano em questão, foram aprovados 116 projetos (empréstimos, doações, participações de capital e/ou garantias), tendo o valor dos compromissos alcançado os 21,6 mil milhões de dólares.

No próximo ano, caso seja possível um regresso às reuniões presenciais, a reunião anual do banco terá lugar na Geórgia.

Veja aqui a galeria de imagens da reunião.