null Governadores do BERD elegem nova Presidente e aprovam estratégia para os próximos cinco anos

Foto da nova presidente do BERD: Odile Renaud-Basso

Direitos de autor de imagem: Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD)

Teve lugar, no dia 7 de outubro, a Reunião Anual de Governadores do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD), na qual foi debatida e aprovada a estratégia da instituição para os próximos cinco anos. Esta estratégia está alicerçada em três temas transversais: i) apoiar a transição para uma economia verde e hipocarbónica (incluindo através do alinhamento com os princípios do Acordo de Paris, e com um apoio ao financiamento verde que represente 50% do investimento total); ii) promover a igualdade de oportunidades (priorizando as mulheres, jovens e pessoas em regiões menos desenvolvidas); e, iii) acelerar a transição digital.

Ainda no âmbito da Reunião Anual, no dia 8 de outubro, teve lugar a eleição da nova Presidente do BERD, tendo os governadores eleito Odile Renaud-Basso. Até à data, Odile Renaud-Basso ocupava o cargo de Diretora-Geral do Tesouro no Ministério das Finanças de França, tendo vasta experiência internacional e na gestão de instituições financeiras. A Presidente do BERD é a representante legal da instituição, responsável pela gestão dos assuntos diários do banco, sob orientação do Conselho de Administração. Odile Renaud-Basso assumirá o cargo no final do ano.

O BERD tem por missão apoiar a implementação de reformas estruturais e económicas conducentes à transição para economias de mercado, promoção da concorrência e privatizações. Desde a sua criação investiu cerca de 146 mil milhões de euros nos países em que opera (38 países da Europa, Ásia e África) de forma a apoiar essa transição e o desenvolvimento do setor privado.