null Relatório sobre Envelhecimento da População 2021: Pressupostos e Metodologias de Projeção

Ageing Report - Mãos dadas (criança e pessoa idosa)

Direitos de autor da imagem: Comissão Europeia

O Comité de Política Económica publicou no passado dia 20 de novembro de 2020 os principais pressupostos e metodologias de projeção das despesas relacionadas com o envelhecimento da população, no quadro do exercício em curso no âmbito do Grupo de Trabalho sobre o Envelhecimento Populacional e Sustentabilidade, cujo relatório será publicado na primavera de 2021.

Este Relatório tem como objetivo a analise de sustentabilidade das finanças públicas de cada um dos países membros da União Europeia, sendo uma ferramenta da identificação das alterações políticas com que os governos se deparam em resultado das alterações demográficas, e ainda dos possíveis impactos no mercado de trabalho e no crescimento do produto potencial.

As metodologias e pressupostos agora apresentados servirão de base às projeções da despesa com pensões, saúde, cuidados de longa duração e educação de 2019 até 2070 e baseiam-se nas últimas projeções demográficas produzidas pelo EUROSTAT.

Para Portugal, as projeções apontam para uma diminuição da população em quase 2 milhões de pessoas até 2070, quando se prevê que a população atinja 8,5 milhões (o que compara com quase 8 milhões do anterior Relatório) e ao aumento do rácio de dependência da população acima de 65 anos face à população em idade ativa em 30 p.p. (33 p.p. no Relatório de 2018). A nível macroeconómico, pressupõe-se um crescimento médio do produto potencial de 1,2% (o que compara com 0,9% da anterior projeção), assente num crescimento médio da produtividade do trabalho por hora em 1,7% (1,6% na anterior projeção).