null INE estima contração homóloga de 5,7% do PIB no 3.º trimestre

Terminal multibanco - uma mão a segurar o multibanco e outra a efetuar o pagamento

Direitos de autor da imagem:

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou, no passado dia 30 de novembro as Contas Nacionais Trimestrais referentes ao 3.º trimestre de 2020.

Neste trimestre, o PIB registou uma redução homóloga de 5,7%, após a forte contração de 16,4% observada no trimestre anterior. Em cadeia, o PIB cresceu 13.3%, após uma quebra de 13,9% no 2.º trimestre.

O consumo privado registou uma variação homóloga de -4,3% (-14,4% no trimestre precedente), o investimento diminuiu 8,2% (taxa de -10,1% no 2.º trimestre), devido ao contributo negativo da Variação de Existências, enquanto a FBCF apresentou uma variação ligeiramente positiva (+0.5%), e o consumo público recuperou, registando um crescimento homólogo de 1,7%, após ter diminuído 4,1% no trimestre anterior.

Já quanto à procura externa líquida esta registou um contributo de -1,6 p.p. para a variação homóloga do PIB (-4,6 p.p. no trimestre precedente), continuando a verificar-se uma diminuição significativa das Exportações de Serviços (-40,8%), enquanto as exportações de bens recuperaram (quebra de -2.8% neste trimestre que compara com uma quebra de 32.6% no trimestre precedente), tal como as Importações de Bens e Serviços (-11,4%) (- 29,2% no trimestre precedente).

A publicação referida segue-se a duas estimativas rápidas homólogas anteriormente divulgadas pelo INE: (i) queda de 5,8% do PIB na publicação de 30 de outubro; e, (ii) contração de 5,7% na publicação de 13 de novembro.