null Seminário “Portugal: Market competition and workers' bargaining power in 2012 2016”

Mesa com computador, óculos em cima de um caderno, telemóvel e braço de uma pessoa a escrever

Direitos de autor da imagem: GPEARI

Realizou-se no passado dia 16 de dezembro a 56.ª edição do ciclo de Seminários GPEARI/GEE, com Carlos Figueira (Banco de Portugal), que apresentou o trabalho “Portugal: Market competition and workers' bargaining power in 2012‑2016”, realizado em conjunto com Ricardo Pinheiro Alves.

O trabalho procura medir o grau de competitividade do mercado do produto em Portugal para o período 2021-2016, tendo em conta o seu papel para o crescimento, as reformas implementadas durante o período do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro e a importância para a alocação de recursos entre sectores.

O orador começou por apresentar alguma revisão de literatura sobre o assunto, referindo que a comparação de mark-ups é um dos principais métodos utilizados, clarificando que a opção utilizada passa por estimar mark-ups com recurso à diferença entre os resíduos de Solow primal e dual e relaxando a hipótese de concorrência perfeita no mercado de trabalho. Para além da estimação para a economia em geral, foram ainda estimados mark-ups para os diferentes sectores.

De acordo com as principais conclusões, o nível geral dos mark-ups em Portugal manteve-se relativamente estável durante o período em análise, tendo contudo diminuído nos sectores não transacionáveis, designadamente nos sectores da energia e da construção. O autor referiu ainda o facto de as imperfeições dos mercados do produto e do trabalho estarem positivamente correlacionadas, indicando que a política económica deverá ser desenhada de forma integrada. Adicionalmente, concluiu-se que o poder de negociação dos trabalhadores diminuiu no período analisado, possivelmente devido às alterações ocorridas no mercado laboral.

Carlos Figueira e Ricardo Pinheiro Alves
Evolução das margens de preço-custo e poder de negociação dos trabalhadores

Anexo:

Apresentação - Portugal: Market competition and workers' bargaining power in 2012‑2016