null Formação para Alta Direção do IFB inclui, pela primeira vez, conteúdos sobre as Multilaterais Financeiras

Silhueta de homem no fundo e 5 setas (uma maior e 4 mais pequenas) no sentido ascendente. A mão (dedo indicador) está a apontar para a seta maior.

Direitos de autor da imagem: Instituto de Formação Bancária (IFB)

A convite do Instituto de Formação Bancária (IFB), o Grupo de Trabalho das Multilaterais aceitou o desafio de ministrar um módulo do Programa de Formação para Alta Direção.

Subordinado ao tema “Multilaterais: Enquadramento dos Instrumentos para Mitigar Riscos e Catalisar Operações da Banca”, o módulo foi desenhado em colaboração com Andrea Engel, Principal Country Officer e Sandra L. Antunes Boumah, Principal Investment Officer, ambas da International Finance Corporation (IFC), do Grupo do Banco Mundial (GBM).

Num primeiro momento, foi feita uma apresentação introdutória às Instituições Financeiras Internacionais (IFI) e aos instrumentos de financiamento e programas de trade finance que aquelas instituições disponibilizam. Esta apresentação esteve a cargo da Diretora do Departamento de Cooperações e Relações Internacionais do GPEARI, Ana Barreto, e da responsável pela área das Multilaterais na AICEP, Inês Jácome.

As duas especialistas da IFC apresentaram ao detalhe a instituição e as soluções de apoio ao setor privado nos países em desenvolvimento (PED) que passam pelo financiamento de projetos de investimento – na sua grande maioria de iniciativa privada - em regiões e países excluídos dos mercados de capital privado, por serem consideradas economias de risco elevado para investidores privados. A IFC também apresentou os serviços de consultoria que presta.

Houve ainda oportunidade de apresentar a Multilateral Investment Guarantee Agency (MIGA), instituição do GBM que tem por objetivo promover o investimento direto estrangeiro nos PED, por meio da concessão de garantias para cobertura de riscos não comerciais, tais como riscos políticos.

Esta iniciativa, que teve lugar no passado dia 9 de dezembro, insere-se no âmbito das atividades regulares do Grupo de Trabalho das Multilaterais, tendo em vista fomentar a participação dos agentes nacionais neste mercado.