null “Financial distress and the role of management in micro and small-sized firms” – Webinar no contexto da II Conferência Anual do Conselho para a Produtividade

Logótipo do Conselho para a produtividade (vermelho e azul). Na parte de baixo da imagem, Praça do Comércio (visualiza-se edifícios e a estatua de D. José).

Direitos de autor da imagem: Conselho para a produtividade

Realizou-se no passado dia 7 de janeiro o segundo de quatro webinars no âmbito da II Conferência Anual do Conselho para a Produtividade.Este webinar foi dedicado à apresentação do artigo “Financial distress and the role of management in micro and small-sized firms”, da autoria de Fernando Alexandre, Sara Cruz e Miguel Portela, do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas da Universidade do Minho.

Este trabalho, cuja apresentação esteve a cargo do Professor Fernando Alexandre, analisa o impacto do capital humano das equipas de gestão das empresas na probabilidade de as mesmas entrarem dificuldades financeiras, bem como na sua capacidade de recuperação.

Através da informação presente nos Quadros de Pessoal e no Sistema de Contas Integradas das Empresas para o período 2008-18, este estudo conclui que a educação e o tempo de permanência na empresa reduzem a probabilidade das micro e pequenas empresas entrarem em dificuldades financeiras, bem como aumentam a probabilidade de uma recuperação futura. No que respeita ao tempo de permanência na empresa este efeito é mais acentuado nas microempresas. Adicionalmente, os resultados sugerem ainda que a experiência dos gestores noutras empresas, em particular em empresas internacionais, em empresas exportadoras e em empresas financeiras, reduz a probabilidade de empresas micro entrarem em dificuldades financeiras.

O estudo conclui que políticas direcionadas para o aumento da qualificação das equipas de gestão das empresas podem ter um efeito importante na situação financeira das micro e pequenas empresas, aumentando a resiliência da economia a choques futuros.

Enquanto discussant, o professor Ricardo Reis enumerou os diferentes contributos deste estudo para literatura, bem como os aspetos que poderão merecer investigação futura, concluindo com uma questão: até que ponto devemos investir na formação da gestão destas equipas ou deixar que as empresas sigam o seu percurso.

Anexos:

Apresentação

Discussion