null Acionistas não regionais do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento reúnem-se pela primeira vez com o Presidente Mauricio Claver-Carone

Foto de criança a sorrir em fundo amarelo e verde.

Direitos de autor da imagem: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Decorreu nos dias 27 e 28 de janeiro, em formato virtual, a reunião dos acionistas não regionais do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Esta reunião apresenta uma oportunidade para que os representantes dos acionistas não regionais mantenham uma troca informal e franca de opiniões sobre temas de interesse comum entre si e com a Direção do Banco. Este ano, os temas em discussão incluíram a apresentação das principais prioridades do Presidente Mauricio Claver-Carone para o Grupo BID até 2025, que se focam nos temas de integração regional, digitalização, criação de emprego, alterações climáticas, género e inclusão; impacto socioeconómico da pandemia COVID-19 na região e perspetivas para 2021 e próximos anos; e, ainda, alterações climáticas e o alinhamento da atividade do Grupo com o Acordo de Paris.

Os representantes dos acionistas não regionais concordaram com a necessidade de um papel forte e ambicioso por parte do Grupo BID de forma a fazer face à situação desafiante a nível político, económico e social na região, na sequência da pandemia que atingiu de forma particularmente severa a América Latina, e defenderam igualmente a necessidade de aumentar o financiamento climático e do alinhamento da atividade do Grupo com o Acordo de Paris, pedindo ao Banco que fosse um líder nesta área.