null Portugal foi dos países europeus que mais beneficiou em 2020 do apoio do Grupo BEI

Edifício do Banco Europeu de Investimento com paisagem envolvente, estrada do lado esquerdo e zona arborizada do lado direito.

Direitos de autor da imagem: Banco Europeu de Investimento

O Grupo Banco Europeu de Investimento, composto pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI), assinou 27 operações em Portugal em 2020, com um volume total de financiamento de 2 336 milhões de euros, um aumento de 44% face a 2019, equivalente a cerca de 1,2% do PIB português. Em termos globais, Portugal foi o 4.º país da UE que mais beneficiou do apoio do Grupo BEI em percentagem do PIB. O volume total de financiamento constitui também um novo máximo desde 2014.

Do financiamento concedido pelo Grupo BEI em Portugal, 72% destinou-se a suprir as necessidades de liquidez das empresas em dificuldade, que receberam 1 690 milhões de euros. No âmbito das verbas Covid-19, destaca-se o empréstimo de 340 milhões de euros à IFD (agora Banco Português de Fomento), dois acordos com o Grupo Santander no montante de 489 milhões de euros, bem como duas operações com o Banco Montepio no montante de 229 milhões de euros. A nível da ação climática, continuou o apoio a projetos de energias renováveis e de investimento na melhoria de infraestruturas de água e saneamento.

O FEI, entidade especializada do Grupo BEI na oferta de soluções de financiamento de risco aos intermediários financeiros para apoiar as PME e promover a inovação na Europa, assinou 16 operações em Portugal, num montante de 951 milhões de euros, correspondendo a 7,4% do financiamento total do FEI em 2020 e colocando Portugal como o 6.º estado-membro que mais apoio recebeu do FEI no último ano.

O volume total de financiamento do grupo BEI atingiu, em 2020, 76 800 milhões de euros, um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Deste montante, 66 090 milhões de euros foram concedidos em empréstimos e 12 870 milhões de euros através do FEI. Um terço do financiamento total do BEI (25 500 milhões de euros) foi usado no âmbito da resposta imediata à crise resultante da pandemia da COVID-19.