null Estudo Evaluating COVID Impact – a Case Comparison of Portugal, Sweden, Germany and Italy, realizado em parceria com o GPEARI, apresentado no Nova Economics Club

Na imagem de fundo esbatida pode ver-se o ecrã de um portátil com um gráfico e uma mão a segurar uma caneta. Em cima da imagem pode ler-se: do lado esquerdo, NEC Connecting Economics; ao centro, o título do estudo e do lado direito o nome do(a)s autores (as).

Direitos de autor da imagem: Beatriz Amorim, Francisco Pereira, Mariana Oliveira e Margarida Caroço

O GPEARI apoiou o desenvolvimento de um trabalho de investigação por um grupo de estudantes de licenciatura e mestrado da Nova SBE, no âmbito do Nova Economics Club (NEC), o qual foi apresentado publicamente numa sessão virtual realizada a 19 de fevereiro.

Este trabalho, intitulado Evaluating COVID Impact – a Case Comparison of Portugal, Sweden, Germany and Italy, realizado por Beatriz Amorim, Francisco Pereira, Mariana Oliveira e Margarida Caroço, pretendeu comparar as estratégias daqueles quatro países europeus no combate à primeira vaga da pandemia.

Relacionando as políticas adotadas com a evolução do contágio pela COVID-19 em cada país, bem como o comportamento dos principais indicadores económicos, avaliou-se o trade-off entre saúde pública e bem-estar económico.

O trabalho aponta que os países que agiram mais rapidamente, impondo restrições mais rígidas, foram capazes de conter melhor a pandemia.

No entanto, embora protegendo positivamente a saúde pública, essas medidas foram consideradas prejudiciais à economia. De facto, constatou-se que a abordagem liberal adotada pela Suécia permitiu mitigar a contração económica que se fez sentir nos países que impunham restrições mais pesadas.

Para além deste trabalho, apoiado pelo GPEARI, foram ainda apresentados os seguintes trabalhos:

  • Machine-Learning for good: nowcasting the Portuguese economic activity - in partnership (em parceria com o GEE).
  • Excess mortality during the COVID-19 pandemic in Portugal: a national and regional analysis (em parceria com o Nova Health Economics and Management Knowledge Center).
  • Portugal’s educational system: a comparison between teachers from the public and private sector (em parceria com o Nova Economics of Education Knowledge Center).
  • Impact of the change in Carris’ governance model (em parceria com o Instituto de Políticas Públicas).

O trabalho intitulado Excess mortality during the COVID-19 pandemic in Portugal: a national and regional analysis, mereceu o destaque do júri, no qual o GPEARI se fez representar.

O GPEARI tem apoiado recorrentemente este programa, com uma parceria que dura há já 4 anos.