null Seminário "Alojamento Local e COVID-19 - Inquérito aos Titulares/Gestores de Alojamento Local”

Imagem de interior de um alojamento local. No lado esquerdo pode ver-se o símbolo AL (Alojamento local) e ao fundo uma sala de refeições.

Direitos de autor da imagem: Pinterest

Realizou-se no passado dia 19 de fevereiro a 58.ª edição do ciclo de Seminários GPEARI/GEE, com Sandra Marques Pereira (ISCTE), que apresentou o trabalho "Alojamento Local e COVID-19 - Inquérito aos Titulares/Gestores de Alojamento Local”, realizado em conjunto com Madalena Matos e Marco Carreira.

Esta iniciativa teve como objetivo apresentar os resultados do inquérito realizado entre finais de julho e início de outubro de 2020 e que tinha como principais focos a caracterização dos titulares e gestores da atividade de alojamento local e o impacto da COVID-19 na atividade.

A oradora iniciou a apresentação com a divulgação dos resultados sobre a caracterização dos titulares/gestores da atividade de alojamento local, que revelam que estamos perante uma atividade que apresenta uma grande diversidade regional e onde predominam titulares com um número reduzido de estabelecimentos de alojamento local e de empresários em nome individual.

De seguida, foram apresentados os impactos da pandemia da COVID-19 no volume de faturação e na ocupação dos espaços de alojamento local entre março e junho de 2020, que apesar de serem bastante significativos, principalmente no segundo trimestre, tiveram um comportamento distinto a nível regional.

Direitos de autor: Sandra Marques Pereira, Madalena Matos e Marco Carreira

Apesar das perdas elevadas de faturação, verificou-se entre os inquiridos a existência de um otimismo quanto ao horizonte temporal da normalização e uma intenção em manter a atividade de alojamento de curta duração.

Por fim, foram apresentadas as motivações manifestadas pelos inquiridos para a resistência à alteração de atividade para o arrendamento de longa duração.

Anexo

Apresentação