null Assembleia de acionistas da CAF aprova contas de 2020 e a incorporação de novos membros

Foto a preto de branco. Pode visualizar-se 5 pessoas, 3 adultos (1 homem e duas mulheres), 1 criança e 1 bebé. O homem e a mulher, jovens, estão a acenar e a sorrir. A mulher do meio segura o bebé e a criança à frente também está a acenar e a sorrir.

Direitos de autor da imagem: CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina)

Decorreu, em formato virtual, no passado dia 2 de março, a assembleia ordinária de acionistas da CAF. Esta reunião teve como objetivo a apresentação e aprovação das contas da CAF referentes a 2020, tendo esta instituição realçado o crescimento significativo da sua operação devido à necessidade de dar resposta rápida e adequada às necessidades de financiamento externo geradas pela pandemia na região. A CAF encerrou 2020 com um recorde de mais de 14.000 milhões de dólares norte-americanos em aprovações de empréstimos para apoiar os países a enfrentar a emergência económica e de saúde causada pela pandemia, para financiar iniciativas de desenvolvimento (com investimentos em setores como água e saneamento, energia, infraestrutura, apoio a pequenas e médias empresas, digitalização), e para apoio orçamental aos países membros.

No mesmo dia teve lugar uma assembleia extraordinária de acionistas, para aprovação das condições para a incorporação de dois novos membros: México e Costa Rica. A incorporação destes países como membros de pleno direito permitir-lhes-á um maior acesso aos recursos financeiros da instituição, bem como contribuirá para o fortalecimento institucional e do património da CAF.

A CAF é um banco de desenvolvimento a operar na América Latina, cujos acionistas incluem 19 países – 17 da América Latina e Caraíbas, mais Portugal e Espanha – e 13 bancos privados da região. O seu objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e a integração regional através de uma mobilização eficiente de recursos para a prestação de assessoria e apoio financeiro (através de operações de crédito, subsídios, apoio na estruturação técnica e financeira de projetos) aos clientes dos setores público e privado da América Latina. Também apoia a geração de conhecimento para fortalecer as políticas públicas na América Latina e melhorar a qualidade e impacto dos projetos.