null BEI concede 28,2 milhões de euros para o setor das águas no Norte de Portugal

Direitos de autor da imagem: ÁGUAS DO INTERIOR – NORTE, EM, SA

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai conceder até 28,2 milhões de euros de financiamento à empresa intermunicipal Águas do Interior – Norte (AdIN), numa operação apoiada pelo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE).

A AdIN presta serviços exclusivos de abastecimento de água e saneamento de águas residuais a cerca de 95 000 munícipes de Freixo de Espada à Cinta, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Torre de Moncorvo e Vila Real.

Com o apoio do BEI, a empresa procederá à renovação e reabilitação das infraestruturas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, proporcionando melhorias substanciais na qualidade ambiental e benefícios para a saúde.

O projeto, em linha com a reforma do setor das águas promovida pelo Governo Português, o programa PENSAAR 2020, permitirá cumprir com as exigências ambientais europeias, reduzir a poluição através da melhoria da qualidade dos efluentes descarregados nas águas superficiais da região e reforçar a resiliência face aos riscos climáticos, bem como salvaguardar os recursos hídricos de Portugal.

Os benefícios da operação proporcionados pelo BEI, em condições financeiras incomparáveis com as oferecidas pelo mercado, refletir-se-ão, no longo prazo, na qualidade do serviço prestado aos utentes e na evolução das tarifas a aplicar.

O BEI, com sede em Luxemburgo, é o maior banco público internacional do mundo. Desenvolve atividade em cerca de 160 países, sendo o maior financiador multilateral para projetos relacionados com o clima. Até ao final de 2020, o Grupo BEI alinhou todas as suas atividades de financiamento pelos objetivos do Acordo de Paris. No ano transato, o Grupo BEI disponibilizou 76,8 mil milhões de euros de financiamentos que apoiaram 270 mil milhões de euros em novos investimentos em toda a Europa e no mundo.