null Investir na América Latina e Caraíbas com o BID Invest

Trabalhador a caminhar num estrada de campo com painéis solares de ambos os lados.

Direitos de autor da imagem: BID Invest

Realizou-se, a 25 de maio, um webinar com o BID Invest sobre o tema “Opportunities in Latin America and the Caribbean.”

Contando com a colaboração de quatro especialistas da instituição (Paola Pedroza, Senior Operations Specialist, Jesús Fernandez Muñoz, Head of Business Strategy, Planning and Resources, Ricardo De Vecchi, Head Public and Private Partnerships e Hilen Meirovich, Head Climate Change), foi dado a conhecer o funcionamento do BID Invest, quais os seus instrumentos financeiros, o tipo de apoios existentes à preparação de projetos e como aceder ao financiamento.

As parcerias público-privadas (PPP) são uma área cada vez mais relevante na região para superar as lacunas existentes ao nível das infraestruturas (físicas e digitais). Foi sublinhada a enorme diversidade entre países da América Latina e Caraíbas, tanto ao nível das necessidades como ao nível do desenvolvimento nesta área (enquadramento legal das PPP nos países, experiências anteriores de PPP, etc.). Esta realidade deve ser levada em linha de conta pelos investidores, que não deverão olhar para a região como um bloco homogéneo.

O BID, à semelhança dos outros bancos multilaterais de desenvolvimento (BMD), está cada vez mais comprometido com a sustentabilidade, pelo que a luta contra as alterações climáticas é uma componente fundamental em todos os projetos financiados pelo Grupo. No BID Invest, todos os projetos têm de promover a “recuperação verde”, de acordo com a Visão 2025, e ainda fomentar a igualdade de género. A este propósito, foram dados vários exemplos práticos em como o BID Invest apoia o setor privado a criar estratégias nestas áreas.

Durante o webinar foi ainda salientada a funcionalidade da plataforma Connect Americas, uma rede social que agrega várias empresas que operam na América Latina e Caraíbas, e cujo objetivo é promover o comércio externo e o investimento internacional. Criada pelo BID em 2014, é já a maior plataforma on-line que permite às pequenas e médias empresas estabelecer contactos de negócio de forma rápida e facilitada com clientes, fornecedores e investidores da região e do mundo.

Os 55 participantes tiveram oportunidade de colocar questões na sessão de perguntas e respostas. Uma preocupação comum a algumas empresas é como proceder ao contacto inicial com o BID Invest para apresentação de um projeto. Um bom contacto inicial poderá ser realizado através do escritório regional em Madrid, responsável pela relação com os acionistas europeus da instituição. Foi ainda possível às empresas interessadas, com o apoio do Grupo de Trabalho das Multilaterais, agendar reuniões virtuais bilaterais com o BID Invest, em data posterior ao evento.

Esta iniciativa insere-se no âmbito das atividades regulares do Grupo de Trabalho das Multilaterais, tendo como objetivo aumentar a participação das empresas e consultoras nacionais neste mercado.

O BID foi criado em 1958 com o mandato de promover o desenvolvimento económico e social dos países da América Latina e Caraíbas e tem como missão alcançar o desenvolvimento dos países beneficiários de forma sustentável e ecológica. O BID Invest constitui o ramo do Grupo do BID dedicado ao setor privado.

Pode assistir-se à gravação deste evento aqui.