null BERD realiza reunião anual em formato virtual e Conselho de Governadores aprova o alinhamento com Paris até ao fim de 2022

Direitos de autor da imagem: BERD

O Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) realizou, entre 28 de junho e 2 de julho, a reunião anual do seu Conselho de Governadores e o Fórum de Negócios de 2021, novamente em formato virtual devido à pandemia. O Fórum de Negócios, dedicado ao tema “Reconstruir Melhor”, permitiu aos participantes discutirem de que forma podem contribuir para uma economia mais resiliente e verde.

Já na reunião do Conselho de Governadores, que teve lugar no dia 1 de julho, os governadores aprovaram o alinhamento das atividades do BERD com os objetivos do Acordo de Paris sobre o Clima até ao fim de 2022. O BERD irá auxiliar os países a acelerar o seu processo de descarbonização, tendo em conta as circunstâncias em que cada um se encontra, para assim se promover um processo de transição justo, através de financiamento, assistência técnica e apoio às reformas políticas e económicas necessárias para atingir o objetivo de zero emissões líquidas em 2050. Os governadores também concordaram que a recuperação económica pós-pandemia, para além de verde, deve ser sustentável, inclusiva e digital. Foi, ainda, dada luz verde à Direção do Banco para estudar até 2022 a possível expansão da atividade do BERD para a região da África Subsaariana e Iraque.

O Conselho de Governadores do BERD foi presidido pela Irlanda no último ano, tendo nesta reunião anual sido eleito o Ministro de Estado e das Finanças de Portugal para presidir durante os próximos 12 meses ao referido Conselho. A próxima reunião anual terá lugar em Marraquexe, Marrocos, nos dias 10 a 12 de maio de 2022.