null Autoridades cabo-verdianas e portuguesas discutem impacto da pandemia na economia de Cabo Verde e perspetivas de recuperação em 2021

Bandeira de Portugal e Cabo Verde

Direitos de autor da imagem: Faapa.info

Realizou-se, no dia 13 de julho de 2021, por teleconferência, a 50.ª Reunião ordinária da Comissão do Acordo de Cooperação Cambial (COMACC) entre Portugal e Cabo Verde. O debate focou-se essencialmente na análise da conjuntura económica em Cabo Verde em 2020 e no primeiro trimestre de 2021, bem como nas perspetivas para o corrente ano.

As autoridades cabo-verdianas deram conta do impacto significativo que a pandemia tem tido na economia – muito dependente do turismo – e das expectativas de recuperação ainda em 2021. As previsões apontam para uma recuperação, ainda este ano, do crescimento da economia após a queda significativa de 2020, alicerçado na retoma gradual do turismo perto do fim do ano e no aumento do investimento.

Ainda assim o impacto da pandemia nas contas públicas e externas de Cabo Verde manter-se-á muito significativo, com o défice e a dívida a serem fortemente impactados devido à queda nas receitas, resultado da diminuição da atividade económica e ao diferimento do pagamento de impostos, bem como ao aumento das despesas com as medidas de mitigação dos efeitos do COVID-19, para reforço do sistema de saúde, proteção social e apoio às empresas e liquidez na economia. Dado o contexto ainda difícil e o elevado grau de incerteza, as autoridades cabo-verdianas estenderam várias das medidas implementadas para mitigar os efeitos do COVID-19 no país, estando prevista a sua manutenção durante mais algum tempo.

Apesar da situação desafiante em que Cabo Verde se encontra, e dos riscos que é preciso gerir para promover uma recuperação bem-sucedida, ficam patentes os esforços das autoridades cabo-verdianas na forte promoção do investimento, que registou níveis recorde de aprovações em 2020 e apresenta um pipeline bastante animador em 2021, mostrando a atratividade deste país não só para projetos de turismo, mas também em outros setores, como a aquacultura.

O contexto atual merece a monitorização contínua da evolução da economia, das empresas, do setor bancário e das contas públicas. Portugal e os restantes parceiros mantém-se resolutos no apoio a Cabo Verde, incluindo através do ACC.