null Aprovado financiamento para a construção do novo Hospital Central da Madeira

Enfermaria de Hospital onde se pode visualizar duas camas e as janelas.

Direitos de autor da imagem: Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB)

No passado dia 24 de setembro, o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB) aprovou um empréstimo à Região Autónoma da Madeira, no valor de 158,7 milhões de euros, para construção e equipamento do novo Hospital Central da Madeira.

O novo hospital será construído no Funchal e contará com 565 camas, indo substituir a atual infraestrutura que funciona em dois locais diferentes, permitindo ganhos de eficiência ao nível da qualidade dos serviços prestados.

A sua arquitetura será desenhada de forma a alcançar poupanças energéticas significativas e 38% da energia será providenciada por fontes renováveis.

O custo total estimado do projeto cifra-se em 350,87 milhões de euros e conta ainda com financiamento por parte do Estado Português e da Região Autónoma da Madeira, no valor de EUR 192,1 milhões.

O CEB é um Banco de Desenvolvimento vocacionado para promover o impacto e a coesão social nos seus estados-membros e fortalecer a integração social na Europa. O seu Plano de Desenvolvimento 2020-2022 define como linhas de ação o crescimento inclusivo, o apoio a grupos vulneráveis e a sustentabilidade ambiental. Este projeto está de acordo com o mandato social do CEB e contribui  para a primeira linha de ação do CEB, o crescimento inclusivo.