null Modernização da Governação Eletrónica e da Administração Pública de Cabo Verde beneficia de empréstimo de 20 milhões de euros do BAfD

Mapa de Cabo Verde

Direitos de autor da imagem: GPEARI

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD) aprovou um empréstimo de 20 milhões de euros para apoio ao Programa de Modernização da Governação Eletrónica e da Administração Pública de Cabo Verde. Este financiamento, que constitui a primeira fase de uma operação programática para os anos 2021 e 2022, consiste em melhorar a eficácia digital para uma melhor prestação de serviços públicos, a modernização da administração e a transparência e aumento dos investimentos do setor privado.

O projeto permite ir ao encontro dos objetivos do país de aumentar a qualidade e a eficácia das operações internas da Administração Pública, nomeadamente através da oferta de serviços públicos de melhor qualidade e mais diversificados às empresas e a outros utilizadores.

A digitalização contribuirá para aumentar a competitividade e o desenvolvimento do setor privado de Cabo Verde, facultando às empresas um ecossistema de apoio mais eficaz e reduzindo os custos das transações, fatores especialmente importantes no contexto geográfico cabo-verdiano.

A perspetiva de uma recuperação económica a médio prazo baseia-se igualmente na necessidade de diversificar a economia do país, dependente do turismo, investindo no potencial de crescimento do sector das tecnologias de informação e comunicação, em linha com a estratégia nacional de desenvolvimento do governo e de recuperação pós-pandemia COVID-19.

O BAfD, fundado em 1964, tem por missão promover o crescimento económico sustentável e a redução da pobreza no continente africano. A sua estrutura acionista é composta por 80 estados-membros - 54 países membros regionais e 26 países membros não regionais. Portugal aderiu ao BAfD em 15 de julho de 1983, contando atualmente com 0,251% do capital, e integra um grupo de voto no Conselho de Administração em conjunto com a Alemanha, o Luxemburgo e a Suíça.