null Presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas anuncia um maior compromisso verde do banco

Direitos de autor da imagem: GPEARI/DCRI
O Presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (BAII), Jin Liqun, anunciou a 26 de outubro, à margem da reunião anual do Conselho de Governadores, um conjunto importante de compromissos climáticos da instituição, relacionados com: o alinhamento de todas as suas operações com o Acordo de Paris a partir de 1 de julho de 2023; a aprovação pelo menos USD 50 mil milhões de investimento em climate finance até 2030 (quatro vezes mais em termos anuais quando comparado com o montante observado em 2019) e dedicar pelo menos 50% das suas aprovações anuais a climate finance até 2025.
A delegação nacional na reunião, que ocorreu em formato virtual, foi chefiada pelo Secretário de Estado da Internacionalização (SEI), Eurico Brilhante Dias. Na sua intervenção na mesa redonda dos Governadores, o chefe da delegação nacional focou a temática do papel presente e futuro do banco na luta contra a pandemia e na recuperação económica. Ressaltou a importância da coordenação dos bancos multilaterais de desenvolvimento em resposta à pandemia; a necessidade de retoma do BAII do seu papel de financiador de longo prazo de infraestruturas sustentáveis e resilientes; e o reforço da relação entre o banco e a Europa. Ao nível das oportunidades de negócio que resultam da execução dos projetos financiados pelo banco, recomendou maior transparência e atenção à publicitação dos resultados dos concursos.
O Conselho de Governadores aprovou a adesão da Nigéria ao banco. O país tornou-se o 104.° membro da instituição, dos quais 11 são africanos.
O BAII é uma instituição financeira internacional, inaugurada em janeiro de 2016, que tem por objetivo promover o crescimento e a conetividade da Ásia e da qual Portugal é acionista fundador. Saiba mais em: www.aiib.org.
|