null Fundo Africano de Desenvolvimento - Revisão Intercalar dos resultados alcançados no âmbito do FAfD-15

Várias fotos de mulheres africanas inseridas na comunidade nos seus empregos.

Direitos de autor da imagem: AfDB

Decorreu em modo virtual, entre 7 e 9 de dezembro, a Revisão Intercalar dos resultados e objetivos alcançados durante a implementação do último ciclo aprovado para o Fundo Africano de Desenvolvimento - o FAfD15.

As realizações e projetos apoiados pelo FAfD15 foram apresentados aos doadores e podem ser consultados em: https://www.afdb.org/pt/noticias-e-eventos/multimedia/videos/revisao-intercalar-do-fad-video-de-abertura-dezembro-de-2021-47814

O FAfD, reconstituído de três em três anos pelos países doadores, contribui para a redução da pobreza e o desenvolvimento económico e social nos 37 países africanos menos desenvolvidos, concedendo financiamento concessional para projetos e programas, bem como assistência técnica para estudos e atividades de desenvolvimento de capacidades.

Os principais temas em discussão pelos representantes dos doadores nesta avaliação de meio percurso foram: os instrumentos de apoio ao setor privado, o envelope regional, a sustentabilidade financeira do Fundo, o impacto da pandemia COVID-19 nos países FAfD, as prioridades operacionais até ao final do período da reconstituição, entre outros. Um tema central foi a sustentabilidade da dívida dos países mais pobres e vulneráveis do continente.

O Fundo Africano de Desenvolvimento é a janela concessional do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento. Criado em 1972, tornou-se operacional em 1974. Administrado pelo Banco Africano de Desenvolvimento, compreende, até à data, 32 países contribuintes e beneficia 37 países, 22 dos quais se qualificam para a Facilidade de Apoio aos Estados Frágeis/em transição.