null Conselho de Administração do Banco Europeu de Investimento aprova pacote de solidariedade com a Ucrânia

Imagem com bandeira da Ucrânia e da União Europeia lado a lado com a inscrição

Direitos de autor da imagem: Banco Europeu de Investimento (BEI)

Decorreu hoje, dia 4 de março, uma reunião extraordinária do Conselho de Administração (CA) do Banco Europeu de Investimento (BEI), para discutir e aprovar um pacote de resposta urgente de solidariedade com a Ucrânia.

Este pacote inclui medidas de assistência urgente de liquidez para apoio à economia, assistência técnica e financeira subsequente, e assistência técnica e financeira aos países afetados (tanto membros como não-membros da União Europeia).

O montante total do pacote de solidariedade poderá atingir os 2 mil milhões de euros, sendo a componente de assistência urgente de liquidez no montante de 668 milhões de euros.

A resposta do BEI terá como objetivo apoiar as necessidades imediatas e de médio-prazo da Ucrânia (incluindo reconstrução, aumento da resiliência, promoção do desenvolvimento e apoio ao setor privado), bem como apoiar os países da região, os quais estão a ser severamente atingidos pelos efeitos da invasão tanto ao nível do impacto na economia como pela entrada massiva de refugiados.

Os membros do CA foram unânimes na condenação da invasão ilegal levada a cabo pela Rússia, e notaram a importância da aprovação deste pacote no âmbito do apoio do BEI à Ucrânia e aos países da região, bem como para fazer face à crise humanitária dos refugiados, manifestando completa solidariedade para com o povo ucraniano.