null Boletim Trimestral de Economia Portuguesa

Direitos de autor da imagem: GPEARI/GEE

O GPEARI e GEE, do Ministério da Economia e do Mar, disponibilizam a edição de julho de 2022 do Boletim Trimestral da Economia Portuguesa.

«A recuperação da economia mundial, no primeiro semestre de 2022, ficou fortemente condicionada por diversos fatores, tendo se registado um abrandamento do ritmo de crescimento do PIB em volume do G20, onde pontuaram uma redução da atividade económica nos EUA (influenciada pelo contributo negativo das exportações líquidas) e por sinais de abrandamento na área do euro (após uma recuperação significativa no início do ano). As pressões inflacionistas intensificaram-se, com a inflação a atingir níveis historicamente elevados na generalidade das economias avançadas. Em reação, procurando contrariar a subida galopante da taxa de inflação, a política monetária tornou-se mais restritiva nas principais economias avançadas. Já os mercados financeiros internacionais, dominados pela incerteza e pelo aumento do pessimismo dos investidores, continuaram voláteis.

Em Portugal, a atividade económica acelerou no primeiro trimestre de 2022 (sendo relevante um efeito de base devido aos condicionamentos à atividade económica no primeiro trimestre de 2021), destacando-se o contributo acentuado do consumo privado (estando a taxa de poupança a reduzir-se para valor pré-pandémicos) e um contributo positivo da procura externa líquida (que reflete a forte recuperação da atividade turística). O investimento tem igualmente mostrado maior dinamismo.»